O Dia em que se comemora “Dia do Guarda Civil”, para o efetivo de São Francisco de Itabapoana, não é um dia de se comemorar.
Sem condiçoes de trabalho e com quase toda a sua frota de veículo inoperável; a guarnição que compõe a Guarda Municipal, não tem muito para oferecer à população São Franciscano.
Viaturas em pessimo estado em que, inclusive oferece inseguranca aos guardas e funcionarios que as usam para fazerem a guarda e atender a chamados de emergencia.
Alem de ter os seus salários defasados desde de pelo menos 2009, e sem serem atualizados, os profissionais sofrem por terem os seus salários se comparados com outros municipios, muito abaixo do mercado de trabalho.
A Guarda São Franciscano somente recebem aumento salarial, quando ocorre o reajuste do salário mínimo, e sem nenhuma expectativas de planos de carreira, deixando o futuro do profissional a desejar.
Devido a falta de viaturas, e para supervisionar os carros transportadores de cana-de-açucar durante a safra da colheita, os guardas estão fazendo o trabalho as margens da rodovia e ao ar livre, fazendo com que fiquem expostos á más condições de trabalho.