Rafael disse que considera importante que haja o debate e que é necessário esclarecer que algumas situações. “Candidato, a gente está vendo aí que a Globo e a Record não vão realizar um debate no primeiro turno. Acho que seria importantíssimo debatermos sobre a cidade. Já que você fala tanto sobre o futuro e sobre o que pode e o que não pode ser feito, e já que sou eu que vivo o presente e a sua mãe estava aqui em um passado recente, eu queria propor um debate com você. Assim a gente vai ter uma oportunidade de mostrar ao eleitor quem fala a verdade e quem fala mentira”, escreveu o prefeito.
Wladimir Garotinho respondeu Rafael afirmando que tentou ajudar o prefeito na gestão municipal, mas na época, o governante recusou o diálogo. Por fim, o deputado chamou o adversário para explicar para a população sobre alguns problemas do município. “Desde o primeiro dia do meu mandato, eu me propus a dialogar para ajudar a cidade e ele ignorou. Você vai ter a oportunidade de debater comigo no debate que vai ser organizado pelas universidades com todos os candidatos. Mas eu queria te propor um outro desafio: vem pra rua! Vem tentar explicar de perto para as pessoas tudo que você destruiu”, disse Wladimir.
Rafael tem feito reuniões com lideranças partidárias e com grupos específicos, mas diferentemente das eleições de 2016, ele não tem se reunido com moradores dos bairros do município. As reuniões do prefeito com a população tem acontecido através de encontros com lideranças comunitárias, mas sem encontros com uma grande quantidade de pessoas. O político acredita que através de debates, é possível esclarecer algumas questões para a população.