– É uma redução bastante significativa, mas temos que manter esses índices em baixos patamares. Intensificamos as ações educativas para lembrar a população que, da mesma forma que foi preciso mudar nossa rotina com medidas de higiene e distanciamento para salvar vidas na pandemia, temos que introduzir mudanças no cotidiano do motorista. Cerca de 90% dos acidentes são causados por falha humana. Para mudar isso, é importante incorporar novos hábitos também no trânsito, como desligar as notificações do celular enquanto dirige ou retirar os fones de ouvido ao atravessar a rua – reforçou o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.
Este ano, o Detran promoveu uma série de campanhas educativas, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, mostrando que é possível manter a redução dos acidentes mesmo no período de retomada. E esse cenário foi confirmado no levantamento.
No mês de setembro, quando a flexibilização permitiu a volta da maioria das atividades, os índices continuaram caindo. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a redução foi de 26,5% no número de vítimas: 1.845 este ano, contra 2.508 no ano passado.