Na região de São Francisco devido a estiagem, falta de chuva e falta de pastagem, animais estão sendo perdidos, só em uma propriedade, seis cabeças já se perderam.

Não está sendo fácil para o produtor em São Francisco tentar salvar seus animais.

Na região do Morro do Bode o pequeno produtor conhecido como kikinho Barreto reveza entre a pouca pastagem e a cana, ele declara: “Se não fosse o brejo estava tudo acabado, aí eu venho economizando o pasto aqui para a época da seca, o animal que sente aí eu boto o daqui para outra área e oque está lá eu vou tirando, e assim revezando, temos que ir levando até passar esse mês, se eu botar tudo de vez aqui acaba tudo.

SFTV: kikinho, como você está conseguindo manter seus animais?
“A gente compra uma cana e bota ali nessa época para balancear, porque se não tivesse à beira do brejo também para ajudar estava tudo morto aí de fome, ajuda um pouco, mas não é suficiente não, o gado sente muito, dá até cólica”.

O outro produtor que está sendo afetado na região de Floresta é conhecido como “Cici”, que antes retirava 300 litros de leite, hoje apenas 60 litros.
“Devido a essa falta de capim, eu tive que comprar selagem, comprar cana para poder manter o gado, para não morrer mais”, disse Cici.
SFTV: O que você acha que pode ser feito para amenizar essa situação?
“Uma ajuda do governo, da prefeitura, eu não sei, porque lá em Presidente Kenedy tem ajuda, eu tenho amigo lá que fala que é dado fubá, soja, eu não sei como funciona, mas que tem essa ajuda, tem”.

“Cici”
Produtor Agropecuário
O secretário de Agricultura Dr. Enaldo Barreto, fala a respeito da situação preocupante e as ações que estão sendo tomadas:
“A secretaria de agricultura vem envidando todos os esforços de modo a dar cobertura nesse momento tão difícil que vive não só o produtor rural, mas também na área de lavoura, o pecuarista, o produtor de leite, o produtor também de gato corte, nós estamos hoje trabalhando com a nossa frota de tratores no sentido de colocarmos ensiladeiras e prestando essa assistências produtores. Paralelo a isso nós estamos buscando apoio e suporte do governo do estado, oficiamos essa semana o presidente da comissão de agricultura da assembléia legislativa do estado, o deputado Val Ceasa, oficiamos ao secretário de estado de agricultura, e estamos hoje buscando suportes para que seja criada uma força-tarefa com ações concentradas e direcionada aos pequenos produtores aqui do nosso município”. Concluiu Enaldo.

Secretário de Agricultura
Numa região teve a cana retirada há alguns dias atrás, caso não chova será uma safra perdida para próxima estação, deixando a desejar o alimento para manter os gados vivos.
https://www.youtube.com/watch?v=DZSALp7Jg7A&feature=emb_title