Outubro poderá ser o mês mais ativo para furacões

Foto: Reprodução

O terceiro mês mais ativo (atrás de setembro e agosto) para a atividade tropical na Bacia do Atlântico, é o mas de outubro. Normalmente produzindo cerca de duas tempestades nomeadas a cada ano, uma das quais se torna um furacão e a cada dois outubro, em média, um desses furacões se intensifica em um “furacão maior”, atingindo intensidade de categoria 3 ou superior na escala de ventos de furacões de Saffir-Simpson.

Foto: Reprodução

A temporada de furacões no Atlântico vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro, mas tempestades tropicais e furacões tendem a ocorrer em diferentes partes da bacia oceânica durante cada um desses seis meses.

O início da temporada de furacões é em junho. embora esse mês geralmente não seja muito ativo nos trópicos, quaisquer tempestades nomeadas que se formem tendem a ocorrer perto dos Estados Unidos, particularmente no Golfo do México, no oeste do Mar do Caribe e perto das costas sudeste e meio do Atlântico.

Foto: Reprodução

A atividade tropical começa a diminuir gradualmente em outubro, mas ainda pode ser um mês ativo para a formação de tempestades tropicais e furacões, especialmente no início do mês.

A maioria das áreas da Bacia do Atlântico permanece aberta para o desenvolvimento tropical, mas a temporada de Cabo Verde desaparece, então grande parte da atividade tende a se deslocar para o oeste.

O oeste do Mar do Caribe, o leste do Golfo do México e o oeste e centro do Oceano Atlântico são as áreas com maior probabilidade de ter uma tempestade tropical ou furacão em outubro.

Isso ainda coloca partes do Golfo e da costa leste em risco de ocorrer uma tempestade. O sul da Flórida foi impactado por mais furacões em outubro do que em qualquer outro mês.

Até 2021, os furacões de 26 de outubro passaram a 100 milhas náuticas de Miami desde que os registros começaram em 1851, de acordo com o histórico de furacões da NOAA.

Recentemente o furacão Iam, devastou a cidade de Fort mayers e Sanibel na Flórida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *