A derrota de Frederico Barbosa Lemos e a interrupção das oligarquias no poder.

Ouvir matéria

As eleições de 2022 mostraram uma tendência que vem crescendo no país, estados e municípios, que é o surgimento de novas lideranças e a perda de mandato por parte de grupos e famílias que há décadas sem mantêm no poder. Contextualizando São Francisco de Itabapoana nesse cenário, vale uma análise a respeito da derrota de Frederico Barbosa Lemos para a Assembleia Legislativa, que pode representar a interrupção da presença da família Barbosa Lemos na detenção de mandatos.

Foto: Frederico Barbosa Lemos Ex-Prefeito

Frederico é filho do ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Barbosa Lemos, e marido da atual prefeita do município, Francimara Azeredo Barbosa Lemos. De 1996, quando houve a primeira eleição no município após a emancipação até hoje, sete legislaturas se passaram. Em quatro delas a família esteve presente: 1996 com Barbosa Lemos eleito prefeito; 2008 com Frederico eleito vice-prefeito e assumindo o cargo de prefeito nos últimos sete meses; 2016 e 2020 com Francimara eleita e reeleita prefeita.

Prefeita Francimara Barbosa Lemos
Barbosa Lemos Ex-Prefeito

Na ausência de um Barbosa Lemos na linha de frente do comando do município nas três legislaturas restantes, entra em cena a família Cherene, que conquistou mandatos de prefeito com Pedro Cherene em 2000 e 2004 e com o seu filho, Pedrinho Cherene, em 2016. Assim, se concretizou um dos maiores e mais longevos domínios e revezamentos entre duas famílias no poder em um município da região.

Foto: Pedrinho Cherene Ex-Prefeito

Caso assegurasse a vitória como deputado, Frederico manteria na esfera estadual a presença dos Barbosa Lemos no poder. Mesmo com a sua esposa impossibilitada de concorrer novamente à reeleição nas eleições de 2024, seriam detentores de um mandato pelo menos até 2026. Mas a derrota assegura ausência do clã em cargos eletivos no legislativo estadual e executivo do município de São Francisco já a partir de 2024.

Foto: Arquivo/Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

Quanto à quebra da alternância entre as duas famílias, resta saber se novamente um Cherene tentará chegar ao cargo de prefeito em nas eleições municipais de 2024. O nome mais cotado, mais uma vez, é o de Pedrinho Cherene, que nas duas últimas tentativas não obteve sucesso nas urnas. São Francisco, portanto, tem a possibilidade de não repetir após 28 anos a alternância entre duas famílias. Confirmando o que vimos nesse ano de 2022 em termos de surgimento de novos nomes, isso poderá ser possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *