Homem morre ao usar agua da torneira contaminada com ameba comedora de cérebro.



Autoridades de saúde da Flórida-USA, dizem que um homem morreu recentemente de uma ameba comedora de cérebro chamada Naegleria fowleri – uma infecção provavelmente contraída ao enxaguar suas faces nasais com água da torneira.

Autoridades de saúde dizem que o homem provavelmente contraiu a perigosa ameba ao enxaguar o nariz com água da torneira não fervida. (Pessoas com problema de sinusite acostumam fazerem lavagem nasal com água corrente)

Essas infecções são incrivelmente raras, mas quase sempre letais, e já foram associadas ao enxágue ou lavagem nasal.

Foto: Ilustração

Por isso, recomenda-se que as pessoas usem apenas água estéril ou recém-fervida ao realizar esta atividade. No final de fevereiro, o Departamento de Saúde da Flórida, no condado de Charlotte, relatou o caso de um residente infectado com N. fowleri, acrescentando que a pessoa possivelmente havia contraído a infecção por meio de lavagem nasal com água da torneira.

A mídia local Fox 4 posteriormente procurou o departamento de saúde, bem como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os quais forneceram mais detalhes.
O residente era um homem que morreu de infecção em 20 de fevereiro.
E ele supostamente lavava os seios da face nasal com água da torneira não fervida todos os dias.

A concessionária da Flórida, em 7 de abril de 2022, foi homenageada com o prêmio de melhor degustação de água potável.

Segundo o CDC, ou (Centro de Controle de Doenças), a infecção mata mais de 97% das pessoas que a contraem. Dos 154 indivíduos infectados conhecidos nos Estados Unidos de 1962 a 2021, apenas quatro pacientes confirmados sobreviveram à infecção.